O reboque/carretinha já vem emplacado?
Não. O reboque é considerado um veículo sem força motriz, por isso, possui documentação própria e numeração de chassis própria,e deverá ser feito o primeiro emplacamento.
Não é necessário o pagamento de IPVA anualmente, paga-se somente uma taxa de vistoria anual, e deverá ser licenciada uma vez por ano como qualquer outro veiculo.
Para realizar o emplacamento, o comprador deve-se dirigir ao CRVA tendo em mãos :
1) Nota fiscal do fabricante.
2) Carteira de Identidade ou Habilitação.
3) Comprovante de residencia em seu nome.
Primeiro paga-se a TAXA do DETRAN referente a vistoria e a documentação, no valor de R$314,00.
O seguinte passo é levar o reboque ate o CRVA e realizar a vistoria de identificação, apresentando o veículo com todos os equipamentos obrigatórios em condições de serem aprovados na vistoria.
Após a vistória, fazer a placa do veículo. (valor da placa varia de acordo com a cidade).
Retornar ao CRVA com a placa para finalizar o processo.
Posso rodar com o reboque sem ter chegado o documento?
Após o pagamento da taxa de documentação, você deve retornar ao CRVA com o comprovante de pagamento em mãos, e solicitar oDCPPO, ou documento de circulação provisório de porte obrigatório, que tem o objetivo de Substituir o CRLV durante o período de sua solicitação até seu recebimento, limitado a 15 dias.
Preciso de Habilitação Especial para dirigir com um reboque de dois eixos em meu carro?
Não é necessária habilitação especial para pilotar um veiculo com reboque desde que ele não exceda 3500kg de PBT e cuja lotação não exceda a 08 lugares, excluído o motorista, ou seja, CATEGORIA B – com exceção da Ford F250 e da Dodge RAM, que são consideradas caminhões e, por isso, exigem carteira categoria C.
É obrigatório o uso de “estepe” no reboque/carretinha?
Segundo a resolução 14/1998 do CTB, não obriga o uso de estepe na carreta. A questão fica a critério do próprio motorista. Caso o veiculo dele tenha as rodas diferentes do reboque, por opinião própria, é bom ter uma estepe. Sendo assim o uso do estepe fica a critério do proprietário.